quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Deep Blue, o primeiro computador a vencer uma partida de um campeão mundial de xadrez



Garry Kasparov, natural de Azerbeijão, foi o jogador mais novo a se tornar campeão mundial de xadrez, em 1985, quando tinha apenas 22 anos. Reinou absoluto como campeão e número 1 do ranking mundial durante 15 anos, até 2000, quando foi derrotado pelo também russo Vladimir Kramnik. Hoje, promove o esporte nas escolas em todo o mundo.

Deep Blue  foi um supercomputador e um software criados pela IBM especialmente para jogar xadrez com 256 co-processadores, capazes de analisar aproximadamente 200 milhões de posições por segundo.

Em fevereiro de 1996 o computador de xadrez da IBM chamado Deep Blue venceu Kasparov em um jogo usando controles de tempo normal no Jogo 1. Mas Kasparov reagiu, terminando com 3 vitórias e 2 empates e ganhando facilmente a disputa.

Em maio de 1997, uma versão atualizada do Deep Blue derrotou Kasparov com um placar de 3½–2½ em uma disputa muito divulgada. Após cinco jogos, os dois jogadores estavam na mesma, porém Kasparov foi vencido do Jogo 6. Esta foi a primeira vez que um computador venceu um campeão mundial em uma disputa.

Kasparov declarou que muitos fatores pesaram contra ele nesta disputa. Em particular, foi negado a ele o acesso aos jogos recentes do Deep Blue, enquanto o time do computador poderia estudar centenas dos jogos de Kasparov.

Após a derrota, Kasparov disse que algumas vezes percebeu profunda inteligência e criatividade nos movimentos do computador, sugerindo que durante o segundo jogo jogadores humanos, em contravenção às regras, fizeram intervenções.

A IBM negou que tenha trapaceado, dizendo que a única intervenção humana ocorreu entre jogos. A regra para que os desenvolvedores modificassem o programa entre jogos foi uma oportunidade que eles disseram que usaram para reforçar fraquezas nas jogadas do computador reveladas durante o curso da partida. Kasparov requereu acesso aos registros da máquina mas a IBM recusou, embora tenha publicado-os na internet posteriormente.  Na base de dados do computador havia mais de 700 mil partidas de Mestres e Grandes Mestres.

Garry pediu uma revanche, mas a IBM negou e aposentou o Deep Blue, o que foi visto por Kasparov como uma forma de cobrir as evidências de adulteração durante o jogo.


Fonte:http://aventuraslunaticas.blogspot.com.br/2013/10/garry-kasparov-o-primeiro-campeao.html - Acessado em 03/12/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário